quarta-feira, 25 de junho de 2008

Ambiente alfabetizador

As classes de alfabetização devem ser planejadas ainda com mais cuidado, a fim de criar um ambiente que incentive o convívio do aluno com as várias formas de ler e escrever.
Ambiente valioso. Nas salas de alfabetização, o ambiente é extremamente valioso. A sala de aula precisa ser planejada para a criança e com a intenção de favorecer seus avanços. Deve ser um lugar onde exista o convívio sistemático com diversas formas de ler e escrever, um ambiente alfabetizador: rico de informações, com situações que trazem a língua escrita para dentro da sala de aula. Notícias de jornal ou imagens de animais que estão sendo estudadas, por exemplo, podem ficar em um mural ao seu alcance. Também é interessante que as crianças tenham um espaço para afixarem desenhos, pinturas, textos que produzem e querem compartilhar com os colegas.


Descoberta da leitura. O trabalho do professor, assim, é manter um clima de pesquisa e descoberta em relação ao funcionamento da língua. Sem que percebam, os alunos estarão descobrindo para que serve ler e escrever. Com isso, vão dar início ao processo que os transformará em escritores e leitores competentes e perceberão que a linguagem escrita tem o poder de surpreender, encantar, emocionar, divertir, informar, instruir etc.

http://klickeducacao.ig.com.br/2006/conteudo/pagina/0,6313,IGP-116-466,00.html

3 comentários:

Graça disse...

O sociólogo e pesquisador Antonio Alberto
Trindade fala sobre a utilização do jornal
como instrumento pedagógico
Para ele, o jornal traz o mundo para
dentro da escola e deve ser usado de
forma sistemática pelos professores
Sexta-feira, 15 de agosto de 2003 DIÁRIO DO GRANDE ABC 3
Coordenação pedagógica – Luciana Hubner Edição – James Capelli Diagramação – Alexandre Elias Diário na Escola – Santo André é um projeto do Diário em parceria com a Secretaria de Educação e Formação Profissional de Santo André.Na Emeief Cidade de Takasaki,
na Vila Jardim Alzira Franco, em
Santo André, duas professoras
estão utilizando o jornal em suas
aulas. São iniciativas ainda
isoladas, como tantas outras que
despontam na rede municipal, mas
que já demonstram o potencial
pedagógico do periódico.
Patrícia Aparecida Martins Loro e
Adelice Aparecida do Nascimento,
respectivamente professoras do 1º e

do 2º anos do 2º ciclo, não
desenvolveram um uso sistemático criança a utilizar o jornal e deve
criar métodos para desenvolver
essa utilização.”
O jornal é um veículo de
informação que emite opiniões e
que permite reflexões muito
interessantes, diz o sociólogo. “O
que é notícia? O que é um artigo?
O que é um editorial? São formas
do texto jornalístico que, além da
cobertura dos acontecimentos,
expõem o fato de que ele não é
neutro. O leitor deve se apropriar
e entender esse posicionamento
do jornal e é conveniente que a
formação deste leitor crítico se dê
na escola.”Ponte para a realidade – A
escola, segundo o pesquisador,
parece estar fechada, fora da
realidade, apesar de todas as
orientações em contrário
para que a
instituição de ensino esteja
conectada com o mundo. “O
jornal pode ajudar nesta questão
trazendo a informação do que
ocorre no planeta para dentro da
sala de aula. Pode auxiliar o
professor e o livro didático,
garantindo que o aluno olhe e
entenda melhor o que acontece
fora da escola.”
Ponte para a realidade – A
escola, segundo o pesquisador,
parece estar fechada, fora da
realidade, apesar de todas as
orientações em contrário
para que a
instituição de ensino esteja
conectada com o mundo. “O
jornal pode ajudar nesta questão
trazendo a informação do que
ocorre no planeta para dentro da
sala de aula. Pode auxiliar o
professor e o livro didático,
garantindo que o aluno olhe e
entenda melhor o que acontece
fora da escola.”
Ponte para a realidade – A
escola, segundo o pesquisador,
parece estar fechada, fora da
realidade, apesar de todas as
orientações em contrário
para que a
instituição de ensino esteja
conectada com o mundo. “O
jornal pode ajudar nesta questão
trazendo a informação do que
ocorre no planeta para dentro da
sala de aula. Pode auxiliar o
professor e o livro didático,
garantindo que o aluno olhe e
entenda melhor o que acontece
fora da escola.”
Ponte para a realidade – A
escola, segundo o pesquisador,
parece estar fechada, fora da
realidade, apesar de todas as
orientações em contrário
para que a
instituição de ensino esteja
conectada com o mundo. “O
jornal pode ajudar nesta questão
trazendo a informação do que
ocorre no planeta para dentro da
sala de aula. Pode auxiliar o
professor e o livro didático,
garantindo que o aluno olhe e
entenda melhor o que acontece
fora da escola.”

Graça disse...

http:ww.redenoarsa.com.br/biblioteca

Graça disse...

O sociólogo Antonio Alberto Trindade
deixa bem claro que a diversidade de textos é fundamental para formação do ambiente alfabetizador, onde o jornal atende e é um ótimo veículo que esta
integrado totalmente a criança com vários tipos de textos e ao mesmo tempo deixa a criança informada, antenada, com o seu cotidiano. Será um individuo contestador, questionador, sempre em buscar da informção. A criança precisa perceber que a escola não esta fora do contexto, que faz parte da vida dela, a escola precisar deixar de brincar de faz de conta, que fechou os portões a vida é outra, deixa todos os seus problemas do lado de fora, não me interessa o que se passa na sua casa, na sua vida. Oras bolas interessa sim, pois todo o seu desempenho escolar esta ligado com sua vida lá fora. Se o pai bateu nele, em sua mãe, com estará a cabecinha desta criança, impossível ter um desempenho favorável. Nós futuros educadores temos a obrigação de saber o que se passa com essa criança, porque esta triste, porque chora atoa, porque agride os amiguinhos, porque rouba,
porque quebra os objetos dos colegas, porque faz xixi na roupa, porque se isola, porque não come, enfim são inumeras perguntas que devemos estar atentas no dia-dia das crianças.