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O nosso objetivo é fazer com que a criança tenha prazer em ir para a escola, que seja motivada, que o espaço destinado ao conhecimento, seja o mais desejado por elas. Fazer com que ela procure todos os meios para estar lá. Ser feliz, ser complementada com tudo o que possa vir aprender.
9 comentários:
O objetivo da escola Arquitetos do conhecimento, é de formar cidadãos com autonomia , críticos, leitores , onde o professor vai auxiliar os alunos neste processo de construção.
A escola ideal será construída por nós.Todos os dias.Já demos os primeiros passos.Agora é bola prá frente.OK!
A abordagem educativa High/Scope é uma proposta curricular de linha construtivista,que tem como premissa básica a idéia de que o conhecimento é construído pelo sujeito na interação com o meio físico humano.Contudo essa abordagem ampla e altamente sistematizada não é produto de uma construção simples e pontual.Resulta de um processo de cerca de 40 anos de pesquisa e aplicação,avaliação e revisão de suas premissas,caracterizado por grande abertura à prática e à reflexão.David Weikart,fundador e até o ano passado,presidente da Fundação de Pesquisas Educacionais High/Scope,foi seu idealizador.Sua origem data de 1962,como uma proposta de programa de atividades para crianças de 3 e 4 anos provenientes de famílias de baixo nível sócio-econômico,em um bairro pobre de Ypsilanti,Michigam-EUA,com vistas a garantir sucesso na aprendizagem escolar.Durante essas quatros décadas ,o programa passou por diferentes fases, crescendo tanto em concepção quanto em abrangência.Em linhas gerais,essas etapas evolutivas marcaram um deslocamento de ênfase no desenvolvimento cognitivo e processos subjacentes do pensamento para o desenvolvimento do potencial humano como um todo.Nesse processo,em que a criança ocupa cada vez mais o centro da ação educativa,o papel do adulto passa por um refinamento de forma a exercer um papel menos centralizador,no sentido da orientação direta,e mais de apoio e sustentação(Oliveira-Formosinho.1998).A crença na atividade infantil constituindo o eixo central para a ação educativa,assim como a concepção de criança como ser competente,permearam todas as fases do que hoje é conhecido como "currículo High/Scope"e estão profundamente fundamentadas na psicologia do desenvolvimento de Piaget e na filosofia de educação progressiva de John Dewey.
A abordagem educativa High/Scope é uma proposta curricular de linha construtivista,que tem como premissa básica a idéia de que o conhecimento é construído pelo sujeito na interação com o meio físico humano.Contudo essa abordagem ampla e altamente sistematizada não é produto de uma construção simples e pontual.Resulta de um processo de cerca de 40 anos de pesquisa e aplicação,avaliação e revisão de suas premissas,caracterizado por grande abertura à prática e à reflexão.David Weikart,fundador e até o ano passado,presidente da Fundação de Pesquisas Educacionais High/Scope,foi seu idealizador.Sua origem data de 1962,como uma proposta de programa de atividades para crianças de 3 e 4 anos provenientes de famílias de baixo nível sócio-econômico,em um bairro pobre de Ypsilanti,Michigam-EUA,com vistas a garantir sucesso na aprendizagem escolar.Durante essas quatros décadas ,o programa passou por diferentes fases, crescendo tanto em concepção quanto em abrangência.Em linhas gerais,essas etapas evolutivas marcaram um deslocamento de ênfase no desenvolvimento cognitivo e processos subjacentes do pensamento para o desenvolvimento do potencial humano como um todo.Nesse processo,em que a criança ocupa cada vez mais o centro da ação educativa,o papel do adulto passa por um refinamento de forma a exercer um papel menos centralizador,no sentido da orientação direta,e mais de apoio e sustentação(Oliveira-Formosinho.1998).A crença na atividade infantil constituindo o eixo central para a ação educativa,assim como a concepção de criança como ser competente,permearam todas as fases do que hoje é conhecido como "currículo High/Scope"e estão profundamente fundamentadas na psicologia do desenvolvimento de Piaget e na filosofia de educação progressiva de John Dewey.
Fonte: A abordagem educativa da Fundação de Pesquisas Educacionais High/Scope. Lenira Haddad -Relatório de atividades.São
Paulo:FEUSP.1992.
postado por mari
Segundo as pesquisas realizadas em escolas com conceitos contrutivistas, as crianças aprendem melhor e mais. No entanto ainda hoje estes conceitos não são usados de maneira satisfatória.
Falar sobre o construtivismo não é uma tarefa fácil. Há diferentes nuances dessa teoria e, principalmente, diferentes interpretações e aplicações. O construtivismo não é uma teoria nova, mas começou a ser adotado pelas escolas brasileiras há aproximadamente 15 anos. Nessa época os trabalhos da pesquisadora argentina Emilia Ferreiro, sobre a aprendizagem da leitura e escrita, começaram a ser divulgados no Brasil. Com base nesses trabalhos, cuja inspiração é a teoria construtivista do grande pesquisador da inteligência infantil, Jean Piaget, essas escolas brasileiras mudaram radicalmente a forma de alfabetizar as crianças. Os princípios construtivistas passaram a orientar o trabalho de alfabetização dessas escolas e algumas delas, pouco a pouco, foram introduzindo esses princípios nas outras disciplinas.
Esta arquitetura deve ser pautada por cada uma de nós em colocar tijolinho por tijolinho para construção desta grande rede do conhecimento, que hoje já podemos ver, mediante as apresentações de cada grupo, que com o grande objetivo, de transformar a educação brasileira, já esta fazendo a diferença, muitas já estão colhendo resultados maravilhosos. Está safra já esta vingando, já esta produzindo
e colhendo lindos frutos e belas rosas.
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